Cultura da hiper conveniência: a um clique de distância

Aplicativos de namoro, restaurantes dos mais variados tipos, livros digitais, programas conectados a sua vida e sua rotina, que tem como objetivo organizar, agilizar e até solucionar muitos dos seus problemas. Esse é o cenário da sociedade atual, onde as pessoas estão cada vez mais sedentárias e dependentes de tecnologia.

A cultura da hiper conveniência representa a realidade de boa parte da população mundial, que utiliza-se da tecnologia para otimizar seu tempo, abrindo espaço para mais momentos de lazer e relaxamento, certo? Não necessariamente.

Aplicativos de comida como Rappi, Ifood e tantos outros, ganharam um espaço ainda maior no dia a dia dos brasileiros, e com a pandemia essa realidade migrou também para outras áreas da vida social, como trabalho, relacionamento e estudos.

Brasileiros hiper conectados

Segundo levantamento realizado pela agência App Annie e divulgado com exclusividade pela revista Forbes, tomando como base os resultados do segundo trimestre de 2021, o Brasil, atualmente, é o país com a maior média de tempo gasto em aplicativos no ano.

Os tempos estão realmente mudando. Empresas estão repensando seus espaços físicos e aderindo ao home office para seus colaboradores, assim como tornando a experiência de seus clientes, totalmente digital, utilizando-se da hiper conveniência.

O fato é que o Brasil ainda está se desenvolvendo neste acelerado mercado, mas já trilha um caminho muito semelhante ao que ocorre em países considerados expoentes da economia mundial da Ásia e América do Norte, quando o assunto é inclusão de inovação em tarefas diárias. Esse formato digital utiliza como combustível as demandas dos consumidores por experiências rápidas, simples e sem problemas, independentemente de qual seja a sua compra.

O comércio eletrônico é uma aquisição muito disputada pelos brasileiros. Atualmente, o e-commerce representa 7% de todo o varejo e a projeção é de que continue a expandir. Tudo isso se dá ao fato de que os brasileiros valorizam a ampla variedade de opções e a rápida gratificação que as compras online trazem para suas vidas.

Existe uma tendência entre os brasileiros, para um aumento no consumo de produtos trends, levando a um consumo excessivo quando expostos a dispositivos de conexão, em especial quando isto se permeia como uma medida de evolução.

Pontos positivos e negativos da hiper conveniência

A tecnologia ganhou um espaço enorme na sociedade, ocupando a mente e a rotina de bilhões de pessoas todos os dias. Esse contato excessivo acarreta diversas consequências, seja para a mente ou para a evolução da sociedade. Neste cenário precisamos identificar pontos bons e ruins deste contato e controlar aquilo que está interferindo negativamente.

Por exemplo, os transportes públicos, para alguns, dão lugar aos aplicativos de transporte, os restaurantes estão agora nas telas do celular, entregando sua refeição em alguns minutos, as farmácias utilizam o modo de entregas, o que facilita o acesso a tais produtos, principalmente para idosos que acessam esse serviço com mais frequência, e as redes sociais estão presentes em boa parte do dia a dia das pessoas, criando novas conexões e encurtando distâncias.

Os benefícios são inúmeros, mas o problema começa quando este consumo afeta alguns indivíduos emocionalmente, criando uma alta expectativa, um sentimento de ansiedade e uma dependência financeira, gerando diversos gastos desnecessários em quem é mais impulsivo, ou influenciável. 

Conforme a continuidade do consumo em excesso, o desequilíbrio financeiro aparece, pois com a hiper conveniência, muitos não percebem o quadro de endividamento. Várias pessoas apresentam um descontrole com relação a utilização de aplicativos de compra e algumas chegam a comprometer sua renda, ou mesmo se endividarem.  

Analisando em um nível macro, essa crescente hiper conveniência, desencadeia uma tendência à exploração de mão de obra, aumento do excesso de lixo e o esgotamento de matérias-primas. Observem com cuidado a onda das criptomoedas, os NFTs e o que há de demanda energética para sua manutenção.

Podemos notar que a funcionalidade, a praticidade e a otimização de tempo são pontos positivos muito fortes e que provavelmente basearam a criação e desenvolvimento de tais tecnologias, mas o excesso e a dependência interferem neste propósito, contribuindo para uma cultura de hiper conveniência nociva. Cabe então a sociedade nortear o controle deste acesso e conviver com essa cultura da forma mais saudável possível.

Leia também: Ansiedade financeira? Comece a organizar sua vida

É possível conviver com a hiper conveniência?

hiper conveniência
Fonte: Freepik

Não há como negar, a internet ocupa um espaço muito grande e quase indispensável na vida das pessoas, por isso não pense que abolir esse contato é uma solução eficiente. O ideal é limitar e controlar esse acesso, deixando de lado o sentimento de dependência.

Podemos sim conviver com a hiper conveniência, mas esse convívio precisa ser dosado, utilizado apenas com responsabilidade, limitando os excessos e cortando os malefícios que esse consumo descontrolado pode causar.

Como escapar da rotina da hiper conveniência?

O sedentarismo e a comodidade tem um peso muito grande na vida das pessoas e quebrar esse ciclo vicioso não é nada fácil, mas se faz necessário.

Para te ajudar a criar um ritmo menos impulsivo na sua rotina, aqui vão algumas dicas que podem facilitar esse processo e diminuir de forma saudável essa cultura de hiper conveniência:

  • Defina regras para a sua rotina, ou seja, se permita desenvolver algo sem a necessidade de checar as notificações;
  • Delimite um número reduzido de aplicativos, apenas os mais essenciais;
  • Evite pedir algo que lhe foi simplesmente sugerido, ou apenas para aproveitar uma promoção. Cuidado com estes gatilhos!
  • Selecione algumas atividades que podem ser feitas presencialmente, para não se afastar completamente da realidade, assim conseguirá ao menos evitar o sedentarismo; 
  • Procure ajuda profissional, caso perceba que sozinho já esgotou suas tentativas e não está conseguindo começar mudanças que são necessárias. Evite sofrer por algo que pode cuidar; 

Leia também: Saúde mental: saiba o que é e como tratá-la? 

Hiper conveniência a seu favor

Por que não utilizar essa hiper conexão para seu próprio beneficio? Em uma sociedade altamente conectada, serviços e produtos voltados para as mais diversas funcionalidades estão disponíveis e facilitam o cotidiano. Quando o assunto é saúde mental, a tecnologia também está presente, oferecendo aos usuários plataformas e conteúdos que auxiliam na manutenção da mente.

Abaixo listamos alguns locais que entregam conteúdos ricos em saúde mental e que estão fazendo muito sucesso, seja pela praticidade dos serviços ou pela diversidade dos assuntos retratados, servindo como fonte de consulta e apoio para especialistas e pacientes:

  • Aplicativos de meditação – Sattva, Medite-se e 5 minutos;
  • Podcasts sobre saúde mental – “Estamos bem?” e “Para dar nome as coisas“;
  • Youtube – temos o profundaMente, onde disponibilizamos conteúdos sobre saúde mental e autoconhecimento;
  • Portais de saúde mental – neste caso indicamos o “Portal da Mente“, onde disponibilizamos conteúdos diversos em vários formatos para te ajudar a compreender suas aflições e lidar com elas da melhor maneira.

Como vemos, a internet pode ser uma ferramenta muito importante e assertiva para suas atividades, desde que usada de forma responsável e controlada. O ideal é manter o equilíbrio sempre, diferindo aquilo que é indispensável, do que se tornou um vício supérfluo com o tempo. Por exemplo:

Você realmente precisa pedir comida todos os dias? Isto tem mudado sua rotina alimentar?

Utilizar a bicicleta como opção de transporte pode ser uma alternativa para você? Curtas distâncias podem ser realizadas caminhando?

A sua vida social se baseia apenas em redes sociais e engajamento? Quando sai de suas redes, o que encontra no seu “real” te agrada?

Comece aos poucos, mudando aquilo que está influenciando de forma negativa a sua vida. Não deixe de se cuidar e procure ajuda profissional quando perceber que não está dando conta sozinho.

Continue acompanhando todos os conteúdos que publicamos por aqui e receba toda semana informações de qualidade sobre saúde mental.  Aproveite para conhecer nossas páginas nas redes sociais, onde toda semana temos conteúdos potentes e valiosos para você.

Gostou do artigo? A cultura de hiper conveniência tem feito parte da sua rotina?

Veja também: Ditadura do autoaperfeiçoamento: precisamos sempre melhorar?

Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que há de novo aqui no Portal da Mente!

Relacionados.