É certo que uma equipe pode prosperar ou afundar de acordo com a liderança que possui. Caso o líder seja autêntico, empático e com uma boa habilidade interpessoal, alcançará os melhores resultados possíveis. Por isso, muitos líderes ainda carregam a seguinte dúvida: como estruturar a minha forma de liderar?
Martin Luther King, pastor norte-americano e ativista pelos direitos civis, foi um dos maiores líderes de seu tempo. Entre as suas diversas frases célebres, ele afirmou uma vez que, “Se ajudar uma só pessoa a ter esperança, não terei vivido em vão.”
Com esta declaração, vemos como funciona a mente de uma liderança sólida. O líder enxerga a todos de maneira individualizada, reconhece suas habilidades e oferece feedbacks personalizados. Ou seja, mesmo que você auxilie apenas uma pessoa a atingir seu melhor resultado, seu trabalho como líder não terá sido em vão.
Outra frase marcante do importante ativista foi: “A verdadeira medida de um ser humano não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio.” Desse modo, nota-se que o verdadeiro líder é aquele que sabe se portar nos momentos de crise e como seu emocional está adaptado para estes momentos.
Leia também: Quais são os 3 pilares do trabalho com sentido?
Qual a verdadeira função de um líder? A resposta desta pergunta pode variar de acordo com cada pessoa. No entanto, a essência de uma boa liderança é orientar seus subordinados a fim de atingir determinada meta ou objetivo.
Por isso, um líder firme e autêntico é um dos pilares mais importantes de qualquer estratégia de negócios. A liderança é aquela que sabe quais são os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe e, assim, leva o seu time para o caminho do sucesso.
Mas nem sempre é fácil estruturar sua forma de liderar. Muitos pensam que é apenas questão de ser uma pessoa rígida, de chamar a atenção dos funcionários quando algo não sai como o planejado. No entanto, a liderança eficiente sabe ponderar qual direção seguir. E a chave para alcançar tal feito é o autoconhecimento.
Quer saber mais sobre como estruturar sua forma de liderar? Continue conosco nas próximas linhas.
Descobrindo a sua marca pessoal
Nós sabemos que cada pessoa é única e, portanto, podem existir diversas formas de liderança. Descobrir em qual tipo de liderança você se encaixa é o primeiro passo para ser um líder de sucesso. Porém, esse exercício é impossível sem o exercício do autoconhecimento. Um líder que conhece suas fortalezas e fraquezas sabe exatamente o que melhorar no próprio comportamento.
A autenticidade também é de suma importância para uma liderança efetiva. Isso porque líderes autênticos estão em uma busca constante no auto aperfeiçoamento e no aperfeiçoamento de seus subordinados.
Sabia que é possível melhorar a sua autenticidade? Veja sobre isso aqui.
Embora seja algo fácil de ser compreendido, ainda há um pensamento geral nas corporações de que apenas os pontos fracos devem ser analisados e, consequentemente, corrigidos. Contudo, os líderes mais bem sucedidos são justamente aqueles que não medem esforços para que os pontos fortes de seus funcionários sejam realçados.
Para descobrir qual a sua forma de liderança, algumas atitudes básicas auxiliam no processo.
Conheça seus pontos fortes
Comece a se questionar: no que eu realmente sou bom? Quais são as minhas habilidades que sempre são elogiadas? O que eu realmente gosto de fazer? Responder a essas perguntas é o primeiro passo para entrar em contato com seus pontos fortes. Uma vez que eles já estiverem cristalizados em sua mente, comece a vivê-los de forma plena. O líder que se portar assim, inevitavelmente, passa a inspirar seus seguidores. Afinal, sua postura é de uma pessoa forte e confiante.
Quer aprender mais sobre como dar os primeiros passos no cuidado com a sua saúde mental?
Baixe o Guia Prático de Saúde Mental gratuitamente:
Dê prioridade para o desenvolvimento da sua capacidade de liderar
A capacidade de liderar, como qualquer outra habilidade, é uma questão de prática e pode ser aprendida com o tempo. Por isso, coloque a aprendizagem em primeiro lugar no seu crescimento como líder, consumindo cursos, palestras e consultando consultorias. Logo, começará a notar que o seu sucesso como líder é apenas fruto do seu treinamento e da sua busca pelo conhecimento.
Monte sua equipe com base nos pontos fortes
Um pouco acima, nós discutimos sobre o ativista Martin Luther King. Outro que se destacou como um líder forte e inspirador, agora na África do Sul, foi Nelson Mandela, que foi presidente do país e vencedor do prêmio Nobel da Paz.
Mandela teve um papel ímpar ao tomar à frente de uma nação completamente dividida, após anos do regime de Apartheid, que separava negros e brancos. Você deve estar se perguntando, como ele conseguiu unir pessoas que se odiavam mutuamente? Uma das maneiras foi a sua forma de comunicar.
Segundo ele, “se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.” Isso quer dizer que um verdadeiro líder conhece profundamente seus seguidores, e sabe como se comunicar de uma maneira assertiva a partir daí.
Não basta que o líder se concentre nos próprios pontos fortes, mas nos de toda a equipe. Faça as perguntas: qual a melhor maneira de chegar aos ouvidos dos seus subordinados? Como delegar funções de acordo com as habilidades de cada um?
Além disso, sempre trate os seus subordinados de maneira individualizada, sem colocá-los em uma única caixinha. Faça perguntas e ofereça feedbacks que os torna únicos: o propósito é estabelecer uma verdadeira conexão com as pessoas.
No mais, um bom líder sabe exatamente quais são as principais habilidades de cada funcionário e, assim, torna-se mais fácil criar uma estratégia que se beneficia do melhor da equipe.
Você pode gostar: A valorização no trabalho pode influenciar o presenteísmo?
As principais características de um bom líder
Confiança
A base de qualquer liderança é a construção de um ambiente de confiança mútua. Com isso, é importante que o líder seja honesto e claro em seus desejos e objetivos. A confiabilidade deve ser uma característica a ser priorizada. Afinal, sem ela, os funcionários perdem a confiança na empresa e eu seus gestores.
Compaixão
Um bom líder comanda seus subordinados com energia positiva e está sempre disposto a ouvir. Um ambiente saudável é aquele em que os funcionários não sentem receio de apresentar seus problemas ou dúvidas. Se faça presente, esteja aberto para escutar e abra plataformas de diálogo.
Estabilidade
Se o líder apresenta atitudes inseguras e imprevisíveis, consequentemente o restante dos colaboradores começará a agir da mesma forma. Por isso, tenha certeza de que seus subordinados saibam que podem contar com você. A estabilidade é a peça chave para o desenvolvimento de um local em que o indivíduo sente-se seguro, livre para expor suas opiniões e ideias, além de expressar suas preocupações.
Esperança
Uma característica inquestionável de uma boa liderança é a sua capacidade de incentivar as pessoas a acreditarem em um futuro próspero. A estabilidade centra-se no presente. A esperança, por sua vez, está completamente focada no futuro. Crises e problemas vêm e vão, mas é imprescindível que o líder tenha clareza para levar os funcionários pelo melhor caminho.
Confira: Como se recuperar de uma rotina estressante?
Passos para ser um bom líder
Construa relacionamentos
É importante que os relacionamentos entre os membros da equipe sejam saudáveis, para que a conexão seja maior. O que você faz para integrar seus funcionários? Confraternizações e reuniões descontraídas são alguns exemplos.
Desenvolva pessoas
Um funcionário é muito mais produtivo quando sente-se valorizado. E é exatamente por esta razão que é preciso investir no desenvolvimento de pessoas. Promover treinamentos, cursos e palestras aumentam o sentimento de pertencimento, aumentando, assim, o engajamento de cada indivíduo.
Inspire
Como um funcionário pode se sentir motivado a entregar os melhores resultados se não observa essa atitude do próprio líder? Um verdadeiro líder sabe que a forma mais eficaz de inspirar seus subordinados é sendo o exemplo. É necessário, antes de tudo, que comece por você.
Cuidado com a comunicação
A comunicação é uma habilidade que não pode ser negligenciada. Ainda mais se o trabalho estiver em formato remoto, é comum que haja maus entendidos ou falhas nos canais comunicativos. Então, abra um ambiente seguro e eficaz para diálogos.
É possível aprender a liderar
Aprender com os erros e com as próprias experiências também é uma característica fundamental de um líder. Para estruturar sua forma de liderar, desenvolva seu autoconhecimento, concentre-se nos seus pontos fortes e os de seus subordinados.
A atenção à saúde mental é uma das principais aliadas neste processo. Líderes e gestores sensíveis às questões emocionais têm maior êxito em alcançar resultados e orientar os colaboradores.
Contratar palestras e consultorias corporativas é uma saída para auxiliar a empresa a tornar o ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. Saiba como o Portal da Mente pode te ajudar nessa jornada.
Não sabe onde procurar ajuda? Clique aqui que iremos auxiliar!
Fique atento para as novidades sobre saúde mental! Assine a newsletter do Portal da Mente.