Autenticidade: posso melhorar a minha?

A autenticidade é uma característica que muitas pessoas buscam, principalmente no ambiente corporativo. No entanto, nem sempre os colaboradores de uma empresa conseguem ser autênticos, seja por medo do julgamento ou pela falta de algumas habilidades emocionais. 

A verdade é que a autenticidade é muito necessária para o bem-estar de uma equipe, principalmente para os líderes. Um trabalhador mais autêntico é mais amigável, mais agradável, confiante e seguro para realizar suas atribuições. 

Por isso, é de extrema relevância que a cultura empresarial incentive os seus funcionários a serem eles mesmos. Mas é claro, isso sem forçá-los a nada. Ambientes de trabalho seguros e acolhedores, mais cedo ou mais tarde, fazem com que os colaboradores sintam-se à vontade para mostrar a sua verdadeira essência. 

Desse modo, nota-se que a autenticidade pode vir naturalmente se a empresa e seus líderes prezam pelo diálogo e pelo respeito a cada indivíduo. Ainda assim, cada um pode trabalhar no próprio emocional caso queira ser mais autêntico. Para isso, é preciso um longo processo de autoconhecimento e interpretação do ambiente em que se está inserido.  

Contudo, quem está habituado a conviver com pessoas com personalidades diferentes sabe que ser autêntico muitas vezes pode ser uma tarefa árdua. Se uma pessoa é introvertida ou tímida, pode ser aconselhada a falar mais e se soltar. Mas o contrário também ocorre: uma pessoa extrovertida por vezes recebe o conselho de falar mais baixo ou conversar menos. 

Ou seja, mesmo que não seja intencionalmente, muitos indivíduos acabam inibindo seus colegas e os distanciando da sua verdadeira essência. Um funcionário autêntico, contudo, possui autoestima elevada, logo é capaz de ouvir conselhos ou críticas construtivas sem se abalar, absorvendo o que realmente faz sentido para ele. 

A verdade é que a autenticidade vai muito além da vontade de apenas uma pessoa. Ela deve, em primeiro lugar, ser uma construção de todo o corpo empresarial. Se interessou pelo assunto? Continue a leitura e descubra como ela pode ser proveitosa para o seu autodesenvolvimento!

Leia também: Trabalho e emoções: qual o panorama de dados do Brasil no cenário mundial?

Mas afinal, o que é autenticidade? 

Muitos falam em autenticidade e em como ela pode nos auxiliar em diversas áreas da vida. Porém, é um conceito amplo e poucos sabem o que realmente significa ser uma pessoa autêntica. É comum até haver uma confusão entre uma pessoa autêntica e uma pessoa sincera ou desagradável. 

Em primeiro lugar, uma pessoa verdadeiramente autêntica sabe escutar seus colegas e não força os outros a se exporem de alguma forma. É muito importante ser você mesmo, mas sempre com respeito aos limites do próximo. Isto posto, cabe salientar que, no âmbito da psicologia, um indivíduo é autêntico quando conhece e aceita suas principais características e personalidade. Logo, ele não tem medo de se guiar pelas suas crenças e valores. 

Em linhas gerais, a autenticidade anda lado a lado com autoestima e autoconfiança. Isso acontece porque, quando uma pessoa não acredita em si mesma e constantemente se coloca para baixo, possui uma tendência a se “esconder” em personagens que não condizem com a sua verdadeira essência. 

O ser humano, como uma criatura social, tem a necessidade de ser aceito pelos seus pares. Dessa forma, se não se sente confortável com a sua real personalidade, pode querer mascará-la e criar uma forma que seja mais “aceita” pela sociedade. Contudo, isso pode ser extremamente prejudicial na carreira de alguém, já que não consegue manifestar as habilidades que poderiam fazê-lo se destacar. 

É difícil ser autêntico?

Por mais que um trabalhador decida, certo dia, que será mais autêntico, a tarefa exige bem mais do que pura força de vontade. O autoconhecimento é fundamental neste processo. Quanto mais uma pessoa conhece seus medos, fraquezas, forças e qualidades, maior será sua autoaceitação e autoconfiança para lidar com os desafios do cotidiano. 

Assim sendo, a autenticidade só é alcançada quando você começa a valorizar os traços de personalidade que os fazem uma pessoa singular. O contrário de autenticidade é a falsidade: um indivíduo se recusa a ser ele mesmo para agradar os outros. Isso não traz infelicidade apenas para o funcionário, mas para toda a equipe de trabalho, já que inibe uma possível habilidade. Além disso, a diversidade dentro do ambiente de trabalho só traz benefícios, já que possibilita um leque de ideias e sugestões.

Logo, muitos trabalhadores sentem-se medo de mostrarem ao mundo quem realmente são. Receio de não serem aceitos pelos colegas e líderes, de serem demitidos ou excluídos de alguma forma. Por esta razão, é de suma importância que a corporação respeite a individualidade de cada funcionário, e isso deve estar bem alinhado com a cultura empresarial. 

Você pode apreciar a leitura: A importância das metas da ONU para o Desenvolvimento Sustentável

Benefícios de um funcionário mais autêntico no trabalho

A autenticidade, como foi dito anteriormente, é muito benéfica ao indivíduo e à própria equipe. Veja a seguir os principais motivos: 

Autoconfiança e um psicológico mais saudável

Durante a sua vida, devido a traumas e questões internas, uma pessoa pode desenvolver máscaras para esconder sua verdadeira essência. No âmbito psicológico, tal hábito traz um enorme desgaste e esgotamento mental, tornando o funcionário mais estressado, ansioso e infeliz. 

Desta maneira, para que não se torne um indivíduo adoecido do ponto de vista mental, é preciso que esteja inserido em um ambiente seguro, em que possa viver livre de julgamentos e críticas destrutivas. Consequentemente, ele se tornará mais confiante e motivado a realizar suas tarefas com empenho e eficiência. 

Pessoas mais sociáveis

Uma cultura empresarial que valoriza e aceita as diferenças favorece um clima muito mais saudável e agradável para os seus funcionários. Isso acontece porque, no momento em que o colaborador sente-se seguro e trabalha sem medo de julgamentos e sabendo que também não deve julgar, possibilita um elo entre os membros da equipe.

Portanto, os colegas de trabalho que nutrem um profundo respeito entre si não temem oferecer sugestões, conversar para resolver crises, ouvir críticas construtivas e pedir ajuda quando necessário. Todos esses fatores ajudam a desenvolver um ambiente seguro e harmonioso. 

Se está gostando da leitura, não deixe de conferir: Importância do coletivo em tempos de crise

Melhora no relacionamento interpessoal

Muito ligado ao aspecto anterior. A autenticidade também é uma aliada na melhora no relacionamento entre os colegas de trabalho, já que abre caminho para opiniões respeitosas e reuniões que ouvem cada indivíduo da empresa. 

Melhora na produtividade, criatividade e inovação

Um ambiente empresarial mais acolhedor proporciona a autoestima do trabalhador, pessoas mais felizes e mais motivadas. Por conseguinte, os funcionários não têm medo de serem autênticos, com liberdade para criar soluções inovadoras e criativas. 

Diversidade e inclusão

Apostar em uma empresa diversa só traz benefícios para a corporação. Além de ser boa para fortalecer novas ideias, também é uma ótima estratégia de negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana McKinsey, organizações com mais diversidade de gênero em cargos de liderança têm 21% a mais de chance de ter lucros acima da média do que aquelas que apresentam pouca diversidade. Assim, nota-se a urgência em se falar sobre diversidade e inclusão. A cultura da autenticidade, por sua vez, colabora para a diversidade, uma vez que os funcionários sentem-se livres para serem eles mesmos. 

Leia mais sobre o tema: Diversidade e inclusão: é hora de falarmos sobre isso

Líderes mais assertivos 

Lideranças fortes e confiantes apenas alavancam o sucesso de uma empresa, seja de qual área ela for. A autenticidade de um líder é extremamente importante, já que ele possui mais confiança para tomar decisões difíceis. Além disso, outro fator é que um líder mais assertivo antecipa problemas e consegue gerenciar com mais eficácia atritos entre seus subordinados. 

Características de pessoas autênticas

Um funcionário autêntico é aquela pessoa destemida, que fala suas opiniões sem ofender ninguém e sempre está disposto a escutar sugestões para o seu desenvolvimento pessoal. A autoestima deste colaborador é equilibrada, e seu autoconhecimento é elevado, o que o faz apresentar projetos com mais confiança, por exemplo. Confira, nas próximas linhas, as principais características de uma pessoa autêntica: 

  • Apresenta suas ideias sem receios;
  • Conhece os próprios limites e não tem medo de negar pedidos, mesmo que seja do gestor;
  • Estão constantemente em busca do autodesenvolvimento e crescimento pessoal;
  • Reconhecem as habilidades dos seus colegas e os parabenizam por elas.

Como você percebeu ao decorrer do texto, para ser mais autêntico é preciso de uma boa dose de autoconhecimento, além de estar inserido em um ambiente empresarial seguro. A autenticidade vem após a confiança em si mesmo, a crença em suas forças e a autoestima elevada. Funcionários autênticos são mais produtivos, felizes, criativos e agradáveis. Para isso, é imprescindível que gestores e líderes sejam sensíveis para as questões ligadas à mente.

Se este é um assunto do seu interesse, assine a newsletter do Portal da Mente e receba os melhores conteúdos sobre saúde mental. Caso queira soluções para a sua empresa, busque as palestras e consultorias corporativas sobre saúde mental ministradas pela médica psiquiatra Maria Francisca Mauro. 

Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que há de novo aqui no Portal da Mente!

Relacionados.