Novo ano, novas metas e planos. No entanto, enquanto muitos já montaram estratégias para alcançar seus objetivos, outros não sabem como tirar suas ideias do papel.
De fato, não é simples implementar uma ideia, ainda mais se a empresa ainda estiver em seus estágios iniciais. Ou ainda, colocar um novo plano em ação caso a sua empresa já esteja consolidada.
Seja qual for a situação, não basta ter um plano, mas saber colocá-lo nos trilhos. Para fazer isso, é preciso montar um planejamento sólido, com expectativas e ganhos bem definidos. Esse plano engloba líderes, gestores, funcionários, a missão e os valores da empresa.
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Um desafio para os líderes
Implementar uma nova estratégia é, sem dúvidas, um grande desafio para qualquer líder. Além disso, os problemas podem ficar ainda maiores caso a empresa esteja em um setor que muda constantemente: áreas que envolvem tecnologia ou comunicações, por exemplo.
Segundo o guia Strategy Implementation Playbook, escrito por Antonio Nieto-Rodrigues e Robin Speculand, a atual geração de líderes foi ensinada a planejar, mas não a concretizar seus planos. Como consequência, hoje há um alto índice de falhas em implementações de novas estratégias. Dessa forma, existe um lapso de habilidades entre os líderes.
Como implementar uma estratégia?
Planejar é essencial, porém é necessário saber como levar o planejamento para outro nível. Para isso, os líderes devem dar alguns passos para que a empresa triunfe. Lideranças fortes, geração de valor e um modelo de negócios são alguns pontos que não podem ser negligenciados.
Lideranças fortes
De forma geral, não é função do líder implementar uma nova estratégia. O papel do líder é levar o projeto para frente, além de defender a estratégia. No mais, uma liderança forte orienta o time para que conclua as ações do plano.
Logo, é necessário que o líder permaneça engajado com o passar da implementação. Assim, seus colaboradores permanecerão inspirados, atingindo os objetivos da empresa.
Geração de valor
A principal meta de toda estratégia de implementação é desenvolver e aumentar o valor de determinada organização. Se você deseja se tornar referência no seu nicho, agregar valor ao nome da organização é imprescindível.
Por isso, é preciso estar atento à qualidade dos produtos e serviços oferecidos, oferecer uma experiência atrativa aos clientes e ter uma cultura organizacional consolidada.
Modelo de negócio
Quando você adota uma nova estratégia, inevitavelmente mudará o seu modelo de negócios. As mudanças podem ser menores, de acordo com a necessidade, porém em alguns momentos demandarão uma completa transformação no modelo de negócios. Seja qual for a situação, o modelo de negócio deve mudar para apoiar a implementação.
Cultura
A cultura organizacional conduz a maneira que a empresa irá implementar sua estratégia. Duas organizações podem apresentar a mesma estratégia, todavia o modo que ela será colocada em ação sempre será único. Afinal, cada corporação tem a própria história e motivações.
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Engajamento dos colaboradores
Você sabia que a falta de comprometimento dos funcionários afeta diretamente nos resultados de uma empresa?
Pode até parecer óbvio, mas essa é uma realidade preocupante, uma vez que o nível de desengajamento dos colaboradores em muitos países é extremamente alto.
De acordo com a pesquisa State of the Global Workplace 2022 Report, no Brasil apenas 29% dos funcionários estão realmente engajados com a missão e os valores da organização.
Assim, se os seus funcionários não estão envolvidos com as novas estratégias, será muito mais difícil implementá-la. Dessa forma, é importante preparar os colaboradores, com a abordagem correta de conhecimentos e habilidades.
Mapeamento de performance
Ao longo do caminho para a implementação de um projeto, é fundamental que o líder esteja atento aos resultados. Não é possível saber onde a empresa está e qual ação tomar a seguir se não existe um mapeamento da performance.
Muitos líderes começam com ótimos projetos e com as intenções corretas, mas terminam por perder o foco e o comprometimento.
Com isso, aprender a mapear a performance logo no início é também um exercício de disciplina. No futuro, o time precisa assegurar que as métricas estão organizadas e revisadas.
Colocando em prática
Agora que você já alinhou os tópicos acima, está na hora de seguir três passos básicos para colocá-los em ação.
Construa
Ao iniciar a implementação de um novo projeto, comece a definir como comunicar e engajar toda a corporação. Para isso, foque em explicar todos os detalhes da estratégia, explicando por que a empresa precisa mudar. Faça da seguinte maneira:
- alinhe as atividades;
- aloque os recursos;
- estabeleça uma cultura organizacional;
- identifique as habilidades que os funcionários precisam adquirir.
Incorpore
Após o lançamento do projeto, o maior foco das lideranças será construir uma rotina de trabalho sólida em torno dele.
Ou seja, será a hora de colocar todo o gás da equipe para que a estratégia funcione. No mais, é preciso alterar todo o modo que a empresa opera, então adote as seguintes ações:
- sincronize projetos semelhantes;
- aloque o orçamento de acordo com a estratégia;
- alinhe os papéis e responsabilidades dos funcionários;
- identifique os recursos necessários;
- descubra novas ferramentas úteis;
- desenvolva uma disciplina de trabalho;
- corrija os possíveis erros.
Execute
Nesse estágio do processo, o líder precisa assegurar que a empresa mantenha a nova forma de trabalhar, de forma que atinja seu objetivo. Nessa etapa, a nova estratégia deve ser vista como algo já corriqueiro no negócio. Para saber se esse resultado foi alcançado, você pode responder a algumas perguntas:
- As principais decisões de investimentos financeiros estão posicionadas de acordo com o projeto?
- Como está o desempenho dos parceiros externos? Há um monitoramento das ações?
- Como está o relacionamento com os gerentes, é preciso oferecer algum suporte para conduzir a implementação do projeto?
Mantenha
No quarto estágio do processo, os lucros e ganhos da estratégia começam a aparecer conforme a organização completa a implementação. O tempo que demora para tal varia de acordo com o projeto, a cultura e o modelo de negócios. Atividades nesta etapa incluem:
- revisão do modelo de negócio;
- revisão das mudanças do projeto inicial;
- reconhecimento e adaptação das mudanças na rotina e na cultura.
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Por que algumas implementações de projetos fracassam?
Como já foi citado anteriormente, muitos projetos parecem ótimos no papel, mas nunca conseguiram ser colocados em prática. Entre as ameaças à implementação de uma nova estratégia, podemos considerar algumas que são mais comuns.
Planejamento de execução com carência de detalhes
Uma das razões que fazem um projeto fracassar muitas vezes acontece antes mesmo dele ser executado. Isso ocorre porque muito tempo é gasto construindo uma estratégia, quando a organização já deveria estar preparando a execução.
Falta de clareza em como colocar em prática
Não adianta a ideia ser a mais inovadora: se os funcionários não entenderem como colocá-la em prática, o projeto não prosseguirá. Cabe aos líderes orientar o time para que todos compreendam de fato o que está sendo implementado. Ademais, as lideranças devem detalhar como isso afetará o cotidiano de trabalho.
Falta de diálogo entre líderes e subordinados
Mesmo que o projeto não apresente nenhum defeito aparente, se o líder não sabe “vender” a ideia, a implementação ficará empacada. É necessário que as lideranças saibam comunicar e ensinar sobre o projeto, de forma que mostre aos funcionários por que este é o melhor caminho a seguir.
Líderes que subestimam os desafios da execução do projeto
Ao fazerem isso, líderes não alocam os recursos necessários de orçamento, pessoas e tempo. Com isso, antes mesmo da estratégia ser lançada, está fadada ao fracasso.
A cultura não auxilia no processo
Quando a cultura empresarial não é bem definida, torna-se muito mais trabalhoso colocar um projeto em ação.
Por isso, se a cultura está desalinhada, é preciso uma redefinição dos valores, da visão e da missão da empresa, que podem ser definidos por profissionais especializados.
Falta de apoio das lideranças
Muitas vezes a equipe está disposta a entrar de cabeça no projeto, buscando o aperfeiçoamento de suas tarefas. No entanto, se percebem que não podem contar com o auxílio dos líderes, começam a ficar desmotivadas e isso prejudica a implementação de uma nova estratégia.
Falta de engajamento da equipe
Uma das principais preocupações de um líder deve ser o zelo pelo engajamento dos funcionários. Rotinas estressantes e a falta de reconhecimento, por exemplo, podem causar apatia, ansiedade e outras patologias da mente. Para evitar que isso aconteça, esteja atento aos sinais de desengajamento.
Ao decorrer do texto, você percebeu como é importante que toda a equipe esteja engajada para colocar um projeto em ação. Por isso, a fim de garantir o bem-estar dos funcionários, é preciso que gestores e líderes estejam atentos às questões emocionais.
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