O seu atual projeto tem um propósito?

Você sabia que uma empresa com propósito bem definido tem muito mais sucesso do que as demais? 

Tomemos como exemplo as maiores empresas de tecnologia da atualidade. A Apple, por exemplo, tem como missão oferecer o melhor do design, da inovação e da criatividade. 

A Microsoft, por sua vez, deseja vender softwares para que empresas e pessoas alcancem o máximo do seu potencial. Ambas as organizações são extremamente bem sucedidas e ótimas para percebemos como um propósito consistente é importante.

Com isso, nota-se que, ao criar um projeto, você deve estar ciente de qual é o seu propósito, que vai muito além de um simples objetivo. Um propósito é a razão do projeto existir, como ele impactará o mundo e quais características o fazem único. 

Na verdade, o projeto pode até apresentar uma proposta bem estruturada, cronogramas precisos e estar dentro do orçamento. Porém, por mais que a estratégia traçada seja consistente, não é isso que assegurará o sucesso do projeto. 

Pensando nisso, reflita: o seu atual projeto tem um propósito? Caso ainda restem dúvidas, existem alguns passos simples a seguir para encontrá-lo. 

Se interessou pelo assunto e deseja saber mais? Continue a leitura.

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Propósito: o que é?

Sejamos sinceros: acordar às seis da manhã, pegar trânsito ou transporte público lotado, não é fácil. Mesmo assim, milhares de pessoas saem da cama todos os dias para trabalhar ou estudar. 

Os motivos são inúmeros. Construir uma carreira, conseguir o cargo que deseja na empresa dos sonhos ou conquistar um diploma na área em que almeja. Seja qual for o motivo, o que faz as pessoas levantarem da cama diariamente é o seu propósito. 

Desse modo, mesmo que você não saiba ainda, ele está lá. O propósito é a razão do seu projeto existir, aquilo que fará a diferença na vida das pessoas. Na organização, o propósito é o conjunto de valores, história, missão e cultura empresarial.

Um propósito consistente e comunicado faz com que o público e os funcionários se conectem cada vez mais com a corporação. Por isso, é muito importante ter um projeto que inspire e engaje os colaboradores, para que assim a produtividade e dedicação aumentem.  

Importância do propósito

Como citado anteriormente, o propósito de uma empresa é responsável pelo seu crescimento. O propósito aumenta a retenção de talentos, tem a capacidade de perdurar por muitos anos e ainda favorece o engajamento dos colaboradores. 

Além disso, a corporação acaba ganhando relevância no mercado, uma vez que suas ações são pautadas em uma cultura forte que cumpre com o que está escrito. Afinal, não adianta a empresa ter uma bela declaração de propósito, mas não segui-la na rotina diária. 

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Propósito: como encontrar o seu?

Antes de iniciar a planejar qualquer projeto, defina o seu propósito. Para isso, reveja a sua história e trajetória e o que realmente te faz feliz. 

Depois, descubra quais são os impactos que esse projeto provoca nas pessoas: de que forma o propósito pode ajudar o mundo ou a comunidade?

Enfim, é preciso entender qual a sua paixão, o que te move e, então, você saberá qual o seu propósito.

Simon Sinek é um escritor inglês especializado em liderança. Além de ter escrito vários livros sobre o assunto, ele elaborou um método chamado “Golden Circle” ou “Círculo Dourado”. 

Assim, por meio de três perguntas (por quê? como? o quê?) o autor busca oferecer uma forma mais simples para o líder encontrar um propósito. As perguntas devem ser feitas exatamente nesta ordem, mas em um diagrama de círculos. 

Ou seja, imagine três círculos, um dentro do outro. O maior representa a questão “o quê?”, o do meio, “como?” e o menor “por quê?”

A primeira coisa a se perguntar é porque está construindo determinado projeto. Depois, como vai concretizá-lo e, por último, do que se trata a estratégia. 

Para Sinek, a maioria das empresas sabem o que fazem. Algumas delas entendem os melhores caminhos para viabilizar o projeto. Porém, são pouquíssimas que conhecem as suas motivações. 

Desse modo, o primeiro passo é definir o porquê. 

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Engajamento da equipe

Não adianta nada se a corporação tem um propósito inspirador. Se os funcionários o desconhecem ou não acreditam nele, será muito mais difícil alcançar suas metas. Logo, um time engajado e ciente da cultura empresarial fará com que a empresa tenha lucros inimagináveis. 

Para que os colaboradores sintam-se conectados com o propósito, algumas medidas podem ser tomadas:

  • Treinar líderes e gestores sobre a cultura organizacional

Uma das principais características de um bom líder é a sua capacidade de inspirar os funcionários. Não há mais espaço para aquela imagem de chefe tirano que só sabe dar ordens e não aceita diferentes opiniões. Isto posto, líderes e gestores precisam construir um canal de diálogo com seus colaboradores. 

Para que a liderança esteja preparada para engajar seus subordinados, ela precisa estar a par de toda a cultura organizacional. Quanto mais os líderes conhecem a história e o propósito da empresa,  mais estarão aptos para passar a mensagem aos outros.

  • Integrar e treinar novos funcionários

Mesmo em níveis plenos e seniores, é importante realizar uma integração a cada novo funcionário. Isso acontece porque a etapa do processo seletivo não é o suficiente para mostrar a filosofia da corporação e como será a rotina diária.

Por isso, nunca pule a etapa do Onboarding, que é justamente o momento de integração de qualquer recém-chegado. Nela, a equipe de RH será responsável por apresentar com detalhes a cultura e como a empresa opera. 

O intuito é a boa adaptação do colaborador e também a garantia de que ele permanecerá na organização.

  • Estabelecer um ambiente de trabalho saudável

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, 60% das pessoas do mundo inteiro sentem-se emocionalmente desapegados do trabalho. Além disso, 19% delas sentem-se miseráveis ao trabalhar.

Tendo isso em vista, pode-se notar como os funcionários estão infelizes no seu ambiente de trabalho. Seja qual for o modelo empregatício (home-office, híbrido ou presencial), é importante que os líderes apoiem os colaboradores quanto às questões emocionais. 

Um ambiente de trabalho saudável evita a rotatividade de funcionários dentro da empresa. No mais, aumenta a motivação e a qualidade de vida. Confira outros benefícios que surgem com a adoção de boas práticas na empresa:

  • melhora a autonomia;
  • melhora a produtividade;
  • fomenta o diálogo entre os funcionários; 
  • fortalece a cultura organizacional.

  • Dar feedbacks 

Os profissionais que recebem feedbacks coerentes e respeitosos acerca do seu trabalho cada vez mais trabalharão para aperfeiçoar os seus conhecimentos. 

No mais, é essencial que o líder ofereça elogios aos subordinados, mostrando que ele é uma peça importante na equipe. 

Os colaboradores, então, ficarão mais motivados e felizes em suas tarefas. 

Além disso, quando a corporação atingir alguma meta ou objetivo, sempre esclareça que foi a união de todos os funcionários que auxiliou para tal.

  • Incentivar o aprimoramento pessoal e profissional 

Outro fator que faz o funcionário sentir-se mais valorizado é quando a empresa se preocupa com o seu aprimoramento profissional. Isso pode ser obtido por meio de treinamentos, palestras, consultorias, workshops e cursos. Além de aumentar o leque de habilidades do profissional, isso ajuda para que a empresa intensifique o seu posicionamento no mercado. 

 

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Planejamento X Propósito 

A etapa de planejamento é de vital importância para que um projeto prospere. Os responsáveis devem analisar, realizar pesquisas e fazer uma gestão do orçamento. 

Além disso, é preciso fazer um balanço da equipe e verificar quais serão as ferramentas necessárias para colocar a estratégia nos trilhos. 

É fato que mesmo os melhores planejamentos podem fracassar. Contudo, o que realmente influencia no sucesso do projeto é o seu propósito.

O seu atual projeto tem um propósito?

Agora que você já entendeu o que é o propósito e como ele é de suma importância, é hora de se questionar: porque estou fazendo isso? 

Esse exercício pode e deve ser feito em todas as etapas do processo, para que enfim os líderes cheguem ao cerne do assunto. 

Por exemplo, imagine que a sua empresa esteja implementando uma nova tecnologia de Inteligência Artificial (IA) que promete alavancar as vendas. Pergunte aos gerentes do projeto: “Qual o objetivo?”. Se eles responderem “Aumentar as vendas com a nova tecnologia”, provavelmente confundiram propósito com entrega. A resposta mais assertiva seria: “Para oferecer aos nossos clientes uma experiência de compra personalizada”. E mais uma vez: “Por que queremos que os nossos clientes tenham uma experiência personalizada?” “Porque desejamos nos tornar a primeira opção de compra e a mais confiável para o nosso público”.

Com esta continuidade de questionamentos aprofundados, você perceberá que o propósito não é simplesmente alavancar as vendas, mas conquistar a preferência das pessoas. 

Ao decorrer do texto, você percebeu como definir um propósito pode definir o sucesso de um projeto. Por isso, a fim de garantir o bem-estar dos funcionários, é preciso que gestores e líderes estejam atentos às questões emocionais. 

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