Como tirar pensamentos ruins da mente: veja 5 atitudes que vão te ajudar a manter a mente calma.

Como tirar pensamentos ruins da mente: veja 5 atitudes que vão te ajudar a manter a mente calma!

Se você chegou até aqui em busca de dicas de como tirar pensamentos ruins da mente, saiba que está no lugar certo. É mais comum do que parece, afinal, todo mundo já passou pela situação de lidar com pensamentos negativos, não é mesmo?

Esses pensamentos chegam sem aviso prévio, mas podem ser decorrentes de eventos traumáticos do passado, ou mesmo  decorrentes de um momento emocional instável  e podem minar a sua energia e prejudicar o seu momento presente. Por isso é importante encará-los de frente para descobrir a raiz do problema e buscar soluções efetivas para resolvê-los. 

Apesar de ser algo difícil de lidar, existem mecanismos para tirar os pensamentos ruins da mente que são capazes de atrapalhar a sua rotina e qualidade de vida. É isso o que trataremos no artigo, continue a leitura!

Pensamentos ruins ou pensamentos negativos: são a mesma coisa?

Antes de mais nada precisamos entender a diferença entre pensamentos ruins e pensamentos negativos, já que cada um possui a sua própria particularidade e não são necessariamente a mesma coisa. 

Pensamentos ruins

Pensamentos ruins, ou pensamentos catastróficos, estão intimamente ligados às crises de ansiedade e aos fatores externos, ou seja, é sobre o que pode acontecer no mundo que vai afetar a vida daquela determinada pessoa.  De maneira geral, é quando uma pessoa consegue imaginar para si própria os piores cenários diante do desfecho de alguma situação. 

Por exemplo, ao pensar na ida até o trabalho, a pessoa tem uma sensação de que vai acontecer algum acidente, ao realizar um exame de rotina tem praticamente certeza que receberá um resultado de um diagnóstico grave. Também podem ser invadidos por pensamentos de que irá perder o avião devido a um congestionamento, mesmo saindo com a devida antecedência.  

Veja também: O que pode ser a falta de vontade de fazer as coisas?

Mas por que temos pensamentos catastróficos?

Podem ser decorrentes de um momento de maior pressão ou decorrentes de um problema grave que alguém esteja atravessando. Entretanto, quando essa natureza de “pensamentos invasivos ruins” se torna uma rotina, sem trégua, se faz necessário verificar se isso não está te afetando.

Para pessoas que estão muito ansiosas ou apresentam um quadro de depressão, os pensamentos catastróficos são uma justificativa de manutenção do quadro de ansiedade ou depressão. As consequências, por sua vez, são muito ruins e causam sofrimento emocional ao indivíduo. 

Portanto, nestes cenários de adoecimento emocional, será importante uma ajuda profissional para aprender a desconstruir essas armadilhas da sua cabeça e, de acordo com a intensidade, poderá ser necessário o uso de medicamentos.

Pensamentos negativos

Diferentemente dos pensamentos catastróficos ou ruins, os pensamentos negativos estão ligados a fatores internos, ou seja, são direcionados ao próprio indivíduo. Portanto, para uma pessoa que tem pensamentos negativos, ela sempre vai se julgar como a pior pessoa do mundo, verá a si mesma como uma pessoa que não merece vivenciar coisas boas, sendo sempre o objeto a quem se destina esses pensamentos. 

Leia também: Sinais de depressão, saiba como buscar ajuda!

E por que temos pensamentos negativos?

Os pensamentos negativos podem existir por diversas razões, dependendo muito da fase de vida que aquela pessoa está passando. Um bom exemplo é o término de um relacionamento, em que a pessoa se culpa constantemente por erros do passado, ou até mesmo a perda de um emprego, em que a pessoa poderá se sentir incapaz e com medo do futuro. 

O que pode causar pensamentos negativos?

Um término de relacionamento, uma demissão, a perda de um ente querido, essas são algumas das razões que podem ocasionar pensamentos ruins. Apesar de ser algo comum e que pode acontecer com qualquer pessoa, ter pensamentos negativos e catastróficos demais pode prejudicar muito a sua qualidade de vida. 

Além disso, os pensamentos ruins podem estar associados à sua própria perspectiva do mundo e às formas de buscar melhor qualidade de vida para si mesmo. É comum ver pessoas relatarem que os pensamentos surgem exatamente quando suas vidas estão estagnadas. 

Outra causa para o surgimento de pensamentos negativos são as frustrações e decepções seja no campo pessoal e afetivo, tanto no campo profissional. Isto é, uma demissão, por exemplo, pode desencadear muitos pensamentos de preocupação com o futuro. 

Leia também: Tristeza e Depressão: qual a diferença entre elas?

Importante, também analisar em qual esfera da vida isso está acontecendo, se a pessoa se julga pior que as outras pessoas, com uma forte insegurança, ou procura por isso em sua aparência e acredita estar sempre inadequada. Quando estes pensamentos negativos passam a ser uma rotina e estão sempre te sinalizando somente sua “pior versão”, pode ser um quadro de adoecimento emocional.

Quer aprender mais sobre como dar os primeiros passos no cuidado com a sua saúde mental?
Baixe o Guia Prático de Saúde Mental gratuitamente:


O que fazer para parar de pensar em coisas ruins?

5 atitudes que vão te ajudar a manter a mente mais calma!

A ideia aqui não é fazer uma lista de coisas que podem ser feitas para diminuir os pensamentos ruins, mas sim empoderar o indivíduo a buscar e fazer o que é melhor para si mesmo. 

Não existe fórmula pronta, cada pessoa funciona de um jeito e por isso é importante identificar, a partir das dicas a seguir, o que funciona para você! 

Veja mais a seguir: 

Observe seus pensamentos

Muitas das vezes os nossos pensamentos não representam a realidade. Quem nunca pensou “eles não gostam de mim” e com o passar do tempo percebeu que esta não era uma verdade absoluta?

Por isso é importante questionar e observar os seus próprios pensamentos. O que estou pensando é real? Essa é a minha única opção? O maior problema está em acreditar em tudo o que pensamos sem questionar e tentar examinar melhor a realidade.

Vale lembrar que a ideia aqui não é ruminar esses pensamentos, mas entender o que está por trás, ir a fundo para saber o que está causando os pensamentos ruins.  Quando eles são completamente descolados da realidade pode ser um forte índicio de sua saúde mental não estar indo bem.

Respire fundo

Quem nunca precisou respirar fundo diante de uma situação desafiadora? Esta técnica também pode, e deve, ser utilizada quando os pensamentos ruins dominarem a sua mente e, um dos melhores meios para isso é a prática de meditação. 

A meditação é conhecida por fornecer técnicas de respiração e meios para manter a sua mente no momento presente. Seja respirando fundo ou sentindo as coisas ao seu redor através do toque das mãos, manter a sua atenção no presente vai te ajudar a tirar os pensamentos ruins da mente.

Outra alternativa é a Ioga, este exercício físico  busca despertar a sensação de bem-estar no indivíduo através da respiração, movimentos físicos e da meditação. O ponto central é você tentar tirar os ruídos externos para conseguir se conectar consigo mesmo.

Esvazie a mente

Os pensamentos vêm e vão, se você não se agarrar a ideias negativas de si mesmo e deixar os pensamentos desaparecem vai conseguir esvaziar a mente. Muitas das vezes seguramos e ruminamos os ideais negativos que temos de nós mesmos, causando mais sofrimento emocional.

Então, sempre que tiver uma onda de pensamentos ruins tente esvaziar a mente, deixe que o pensamento siga o seu fluxo natural e caia no esquecimento logo em seguida. Agora se você sente sua cabeça fervilhando e não consegue voltar a ter paz, considere que pode precisar de ajuda profissional.

Mude o foco

Uma ótima alternativa é direcionar a sua energia para outra atividade, mudando, assim, o foco dos seus pensamentos. Às vezes, o pensamento negativo é somente uma perspectiva ruim sobre algo que você não tem controle, com isso, use a sua energia para focar nas coisas ao seu redor. 

Uma outra opção é a prática de exercícios físicos, pois ao se exercitar você ativa os neurotransmissores responsáveis pelos níveis de serotonina e dopamina. Não vale fazer apenas na crise. Mantenha uma rotina de exercícios, pois estes ajudam de forma prolongada em mudanças positivas da mente.

Atenção: Não vale usar o exercício físico como punição ou castigo! 

Veja o lado bom das coisas

O que muita gente não sabe é que os nossos pensamentos podem ser fruto do mundo ao nosso redor, sendo assim, a influência do mundo e das pessoas sobre a forma como nos vemos no mundo podem ocasionar pensamentos negativos sobre nós mesmos.

Isso quer dizer que encarar a vida a partir de uma perspectiva mais saudável te ajudará a tirar os pensamentos ruins da mente. Mas, é claro que não dá para mudar de atitude de uma hora para outra, faça isso aos poucos, respeitando o seu processo!

Conheça os sinais da depressão e saiba como buscar ajuda especializada lendo este artigo!

Procure ajuda profissional

Às vezes pode ser difícil sair de tudo isso sem a ajuda de um profissional especializado, ainda mais se você estiver com excesso de ideias ruins na mente e isso prejudicar a sua saúde física e emocional.

Tais pensamentos podem ocasionar crises de ansiedade e até depressão, um psiquiatra pode trabalhar, juntamente com você, a causa e as motivações desses pensamentos negativos e catastróficos. O tratamento psiquiátrico não é o fim da linha, mas pode ser o início de alívio para suas tormentas emcionais.

Caso se interesse por conteúdos de saúde mental e queira saber melhor como se cuidar, acesse o Portal da Mente e confira os conteúdos desenvolvidos especialmente para você. Se você quiser desenvolvemos um guia completo sobre um roteiro para cuidar do seu emocional: Guia Prático de Saúde Mental com conteúdo gratuito. 

Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que há de novo aqui no Portal da Mente!

Relacionados.