Criatividade. Habilidade que, por mais que seja comumente associada a trabalhos artísticos, é muito desejada por profissionais de diversas áreas.
Isso porque, quando uma pessoa exerce o seu lado criativo, consegue solucionar problemas e levar o seu projeto para outro nível.
Com isso, engana-se quem acredita que criatividade é um dom, e só alguns poucos nascem agraciados com ele. Na verdade, a criatividade, assim como qualquer outra habilidade, deve ser treinada.
Quando crianças, nós somos mais criativos, mas com o passar dos anos fica mais difícil encontrar ideias novas sobre determinado assunto.
Contudo, isso não significa que o nosso potencial criativo se esgotou, mas sim que ele precisa de alguns estímulos.
Leia também: Como tirar um projeto do papel e colocá-lo em ação em 2023
Seja qual for a sua profissão, é muito importante utilizar a criatividade para fazer a sua carreira prosperar. Quando falamos de uma empresa, estimular a criatividade dos funcionários fará com que o negócio atinja seus objetivos muito mais rápido.
Tomemos como exemplo o Google: uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo. Seu modelo de trabalho é inovador, além de se atentar para a saúde e o bem-estar dos funcionários, se preocupa em incentivar a criatividade dos colaboradores.
E como o Google faz isso?
É um conjunto de ações. A rotina de trabalho oferece muita liberdade, já que os funcionários escolhem seu horário de trabalho. Além disso, podem ir com roupas confortáveis e até levar seu cachorro para o escritório.
Há ainda a prática 80/20, que consiste em deixar 80% do tempo dedicado às tarefas diárias, e os outros 20% para uma atividade de interesse pessoal. Para os criadores do Google, tal política fomenta o comprometimento, a produtividade e a proatividade.
Explorar a criatividade dos seus funcionários só trará benefícios para a empresa. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura.
O que é criatividade?
Criatividade é uma habilidade inerente a qualquer ser humano, e consiste na capacidade que nós temos de criar ideias fascinantes a partir do nada. Leonardo da Vinci, Santos Dumont e Albert Einstein, por exemplo, foram grandes mentes criativas que tiveram criações maravilhosas.
Mas o que será que eles faziam de diferente das outras pessoas?
A criatividade nada mais é do que o exercício da nossa autenticidade. É o conjunto de histórias, experiências e referências que acumulamos com o passar dos anos. Segundo o pianista Thelonious Monk, “um gênio é aquele que mais parece consigo mesmo”. Dessa forma, nota-se que o autoconhecimento é uma das chaves para aumentar a criatividade.
Além disso, pessoas criativas não têm medo de errar. Elas sabem que a partir de várias tentativas encontrarão a resposta para o problema que enfrentam. É o caso de um estrategista de marketing que deseja implementar uma nova campanha na empresa: se ele não tentar, como saberá qual a melhor opção?
Você pode gostar: Como estruturar minha forma de liderar?
Criatividade: pode ser desenvolvida?
A resposta é: sim. A criatividade é uma habilidade e, assim como qualquer outra, precisa ser ativada em nosso cérebro. Pode parecer complicado, mas não é difícil implementar hábitos em nosso cotidiano para ampliar a nossa capacidade criativa.
Confira alguns passos que você pode adotar para ser uma pessoa mais criativa!
-
Faça perguntas
Todos nós já passamos por uma situação de bloqueio criativo, é normal. Quando isso acontece, não é preciso se desesperar, basta realizar novas perguntas. Isto é, para encontrar a resposta correta, você deve antes elaborar uma pergunta eficaz.
Então, se você se encontra em um momento em que nenhuma ideia interessante aparece, tente parar de encontrar respostas e mude as perguntas. Ou seja, dê um novo olhar para a questão a ser solucionada, a solução pode estar onde você menos espera.
-
Seja curioso
O mundo está à disposição e é sempre bom buscar uma nova referência. Por isso, leia um livro de um gênero nunca lido antes, assista um filme ou série de nacionalidade diferente, visite museus.
Tudo isso fará com que você ative partes diferentes do seu cérebro e, no momento de criar uma ideia, você terá uma bagagem rica de conhecimentos.
-
Mude de caminho para ir ao trabalho
A rotina é muito importante para que consigamos cumprir todas as nossas tarefas diárias, mas ela acaba minando a nossa capacidade criativa.
Logo, é muito importante tentar coisas novas, como um trajeto diferente para ir ao escritório ou academia, bem como experimentar um novo prato, ou realizar um penteado diferente.
Não precisa ser um grande feito: pequenas alterações no dia já auxiliam para que possamos aumentar a criatividade.
Mais sobre saúde mental: Burnout: do Google Trends para a realidade
-
Estude
Existe algum assunto que te interesse, mesmo que não esteja relacionado com a sua área de trabalho?
Então estude sobre ele, torne-se um especialista! Se você gosta de fotografia, cinema, artes plásticas ou literatura, estude muito pesquise o quanto for possível.
Além de treinar seu cérebro para assuntos novos, você estará envolvido com algo interessante, algo de muita valia para a saúde mental.
-
Observe o seu entorno
Rotinas estressantes e um dia-a-dia acelerado são responsáveis por deixar a nossa vida no piloto automático.
Para aumentar a criatividade, desacelere, viva o presente e comece a observar o seu entorno.
É possível obter insights maravilhosos em lugares em que menos se espera, como a padaria de bairro, um pássaro diferente ou até o barulho do trânsito.
-
Converse com pessoas diferentes
Ao conversar com pessoas fora da sua bolha, com vivências e opiniões diferentes, você passa a enxergar o mundo sob um novo prisma.
Não tenha preconceitos: crie laços com pessoas de idades diferentes, de origens variadas, que possuam outra área de atuação.
Assim, você estará realizando uma espécie de ensaio. Logo, seu cérebro começará a criar conexões disruptivas quando for necessário.
-
Aprenda algo novo
As crianças são naturalmente mais criativas porque elas têm pouco conhecimento, então tudo é novidade e muito interessante.
Para sermos mais criativos, temos sempre que buscar aprender algo novo. Um idioma, uma receita, tocar um instrumento, aulas de teatro: qualquer hábito terá uma enorme valia.
-
Descanse
No meio de um bloqueio criativo, em que você não consegue encontrar uma saída, o mais indicado é pausar por alguns instantes. Às vezes, o melhor é simplesmente deixar a tarefa para o dia seguinte.
Isso porque, quando estamos tensos ou estressados, as ideias têm mais dificuldade para surgir. Logo, não negligencie seu momento de descanso. Tire alguns minutos a cada hora de trabalho para espairecer, respire fundo e relaxe.
Quer aprender mais sobre como dar os primeiros passos no cuidado com a sua saúde mental?
Baixe o Guia Prático de Saúde Mental gratuitamente:
Como ser mais criativo através do corpo?
Embora muitos acreditem que a criatividade só é acessada por meio da nossa mente, é pelo corpo que conseguimos verdadeiros resultados. Mas, como assim?
É simples: os grandes criativos, antes de criarem uma ideia genial, antes sonharam com ela.
E nós fazemos isso o tempo todo, temos sonhos fantásticos, com criaturas e acontecimentos que não existem no mundo real. Contudo, esses sonhos não existem de fato, temos que trazê-los para a nossa realidade.
Leia mais: Quais são os 3 pilares do trabalho com sentido?
Para que tenhamos acesso a essas ideias, e pensarmos de forma ousada, temos que treinar o nosso corpo. A melhor maneira de se fazer isso é adotar hobbies relacionados à arte ao nosso cotidiano.
A arte nos ajuda a entrar em um universo desconhecido, e fazer um desenho ou tocar um instrumento, por exemplo, nos ajuda a acessar partes esquecidas ou adormecidas do nosso cérebro.
Com isso, quando estimulamos o nosso cérebro com atividades artísticas, entramos em contato com a nossa essência e o nosso propósito. Isso oferece aos seres humanos uma expansão da clareza, além de fornecer um novo olhar sobre os seus problemas e desafios. Resolvê-los então, torna-se muito mais fácil.
Faça um teste, comece a criar algo do zero, mas que esteja relacionado à arte. Pode ser qualquer coisa: uma pintura, um desenho, uma escultura, artesanato, enfim, existem inúmeras possibilidades.
Você perceberá que a forma que encontramos para criar uma peça artística está ligada, entre outros, a como criamos relacionamentos e padrões no trabalho.
Desse modo, é como se, ao realizar um desenho, você está fazendo um “ensaio” de alguma situação mais complexa. A partir daí, começamos a notar que podemos explorar as mesmas soluções do desenho para os problemas cotidianos.
Ao decorrer do texto, você percebeu como a criatividade é importante para o sucesso na carreira e em toda a empresa. Encontrar formas de aumentar a criatividade é um meio para encontrar soluções e ideias ousadas, que levarão o negócio para outro patamar, Por isso, a fim de garantir o bem-estar dos funcionários, é preciso que gestores e líderes estejam atentos às questões emocionais.
Você pode gostar: A valorização no trabalho pode influenciar o presenteísmo?
Contratar palestras e consultorias corporativas é uma saída para auxiliar a empresa a tornar o ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. Saiba como o Portal da Mente pode te ajudar nessa jornada.
Não sabe onde procurar ajuda emocional? Clique aqui que iremos ajudar!
Fique atento para as novidades sobre saúde mental! Assine a newsletter do Portal da Mente.