Você sabia que uma empresa com propósito bem definido tem muito mais sucesso do que as demais?
Tomemos como exemplo as maiores empresas de tecnologia da atualidade. A Apple, por exemplo, tem como missão oferecer o melhor do design, da inovação e da criatividade.
A Microsoft, por sua vez, deseja vender softwares para que empresas e pessoas alcancem o máximo do seu potencial. Ambas as organizações são extremamente bem sucedidas e ótimas para percebemos como um propósito consistente é importante.
Com isso, nota-se que, ao criar um projeto, você deve estar ciente de qual é o seu propósito, que vai muito além de um simples objetivo. Um propósito é a razão do projeto existir, como ele impactará o mundo e quais características o fazem único.
Na verdade, o projeto pode até apresentar uma proposta bem estruturada, cronogramas precisos e estar dentro do orçamento. Porém, por mais que a estratégia traçada seja consistente, não é isso que assegurará o sucesso do projeto.
Pensando nisso, reflita: o seu atual projeto tem um propósito? Caso ainda restem dúvidas, existem alguns passos simples a seguir para encontrá-lo.
Se interessou pelo assunto e deseja saber mais? Continue a leitura.
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Propósito: o que é?
Sejamos sinceros: acordar às seis da manhã, pegar trânsito ou transporte público lotado, não é fácil. Mesmo assim, milhares de pessoas saem da cama todos os dias para trabalhar ou estudar.
Os motivos são inúmeros. Construir uma carreira, conseguir o cargo que deseja na empresa dos sonhos ou conquistar um diploma na área em que almeja. Seja qual for o motivo, o que faz as pessoas levantarem da cama diariamente é o seu propósito.
Desse modo, mesmo que você não saiba ainda, ele está lá. O propósito é a razão do seu projeto existir, aquilo que fará a diferença na vida das pessoas. Na organização, o propósito é o conjunto de valores, história, missão e cultura empresarial.
Um propósito consistente e comunicado faz com que o público e os funcionários se conectem cada vez mais com a corporação. Por isso, é muito importante ter um projeto que inspire e engaje os colaboradores, para que assim a produtividade e dedicação aumentem.
Importância do propósito
Como citado anteriormente, o propósito de uma empresa é responsável pelo seu crescimento. O propósito aumenta a retenção de talentos, tem a capacidade de perdurar por muitos anos e ainda favorece o engajamento dos colaboradores.
Além disso, a corporação acaba ganhando relevância no mercado, uma vez que suas ações são pautadas em uma cultura forte que cumpre com o que está escrito. Afinal, não adianta a empresa ter uma bela declaração de propósito, mas não segui-la na rotina diária.
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Propósito: como encontrar o seu?
Antes de iniciar a planejar qualquer projeto, defina o seu propósito. Para isso, reveja a sua história e trajetória e o que realmente te faz feliz.
Depois, descubra quais são os impactos que esse projeto provoca nas pessoas: de que forma o propósito pode ajudar o mundo ou a comunidade?
Enfim, é preciso entender qual a sua paixão, o que te move e, então, você saberá qual o seu propósito.
Simon Sinek é um escritor inglês especializado em liderança. Além de ter escrito vários livros sobre o assunto, ele elaborou um método chamado “Golden Circle” ou “Círculo Dourado”.
Assim, por meio de três perguntas (por quê? como? o quê?) o autor busca oferecer uma forma mais simples para o líder encontrar um propósito. As perguntas devem ser feitas exatamente nesta ordem, mas em um diagrama de círculos.
Ou seja, imagine três círculos, um dentro do outro. O maior representa a questão “o quê?”, o do meio, “como?” e o menor “por quê?”
A primeira coisa a se perguntar é porque está construindo determinado projeto. Depois, como vai concretizá-lo e, por último, do que se trata a estratégia.
Para Sinek, a maioria das empresas sabem o que fazem. Algumas delas entendem os melhores caminhos para viabilizar o projeto. Porém, são pouquíssimas que conhecem as suas motivações.
Desse modo, o primeiro passo é definir o porquê.
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Engajamento da equipe
Não adianta nada se a corporação tem um propósito inspirador. Se os funcionários o desconhecem ou não acreditam nele, será muito mais difícil alcançar suas metas. Logo, um time engajado e ciente da cultura empresarial fará com que a empresa tenha lucros inimagináveis.
Para que os colaboradores sintam-se conectados com o propósito, algumas medidas podem ser tomadas:
Treinar líderes e gestores sobre a cultura organizacional
Uma das principais características de um bom líder é a sua capacidade de inspirar os funcionários. Não há mais espaço para aquela imagem de chefe tirano que só sabe dar ordens e não aceita diferentes opiniões. Isto posto, líderes e gestores precisam construir um canal de diálogo com seus colaboradores.
Para que a liderança esteja preparada para engajar seus subordinados, ela precisa estar a par de toda a cultura organizacional. Quanto mais os líderes conhecem a história e o propósito da empresa, mais estarão aptos para passar a mensagem aos outros.
Integrar e treinar novos funcionários
Mesmo em níveis plenos e seniores, é importante realizar uma integração a cada novo funcionário. Isso acontece porque a etapa do processo seletivo não é o suficiente para mostrar a filosofia da corporação e como será a rotina diária.
Por isso, nunca pule a etapa do Onboarding, que é justamente o momento de integração de qualquer recém-chegado. Nela, a equipe de RH será responsável por apresentar com detalhes a cultura e como a empresa opera.
O intuito é a boa adaptação do colaborador e também a garantia de que ele permanecerá na organização.
Estabelecer um ambiente de trabalho saudável
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, 60% das pessoas do mundo inteiro sentem-se emocionalmente desapegados do trabalho. Além disso, 19% delas sentem-se miseráveis ao trabalhar.
Tendo isso em vista, pode-se notar como os funcionários estão infelizes no seu ambiente de trabalho. Seja qual for o modelo empregatício (home-office, híbrido ou presencial), é importante que os líderes apoiem os colaboradores quanto às questões emocionais.
Um ambiente de trabalho saudável evita a rotatividade de funcionários dentro da empresa. No mais, aumenta a motivação e a qualidade de vida. Confira outros benefícios que surgem com a adoção de boas práticas na empresa:
- melhora a autonomia;
- melhora a produtividade;
- fomenta o diálogo entre os funcionários;
- fortalece a cultura organizacional.
- Dar feedbacks
Os profissionais que recebem feedbacks coerentes e respeitosos acerca do seu trabalho cada vez mais trabalharão para aperfeiçoar os seus conhecimentos.
No mais, é essencial que o líder ofereça elogios aos subordinados, mostrando que ele é uma peça importante na equipe.
Os colaboradores, então, ficarão mais motivados e felizes em suas tarefas.
Além disso, quando a corporação atingir alguma meta ou objetivo, sempre esclareça que foi a união de todos os funcionários que auxiliou para tal.
Incentivar o aprimoramento pessoal e profissional
Outro fator que faz o funcionário sentir-se mais valorizado é quando a empresa se preocupa com o seu aprimoramento profissional. Isso pode ser obtido por meio de treinamentos, palestras, consultorias, workshops e cursos. Além de aumentar o leque de habilidades do profissional, isso ajuda para que a empresa intensifique o seu posicionamento no mercado.
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Planejamento X Propósito
A etapa de planejamento é de vital importância para que um projeto prospere. Os responsáveis devem analisar, realizar pesquisas e fazer uma gestão do orçamento.
Além disso, é preciso fazer um balanço da equipe e verificar quais serão as ferramentas necessárias para colocar a estratégia nos trilhos.
É fato que mesmo os melhores planejamentos podem fracassar. Contudo, o que realmente influencia no sucesso do projeto é o seu propósito.
O seu atual projeto tem um propósito?
Agora que você já entendeu o que é o propósito e como ele é de suma importância, é hora de se questionar: porque estou fazendo isso?
Esse exercício pode e deve ser feito em todas as etapas do processo, para que enfim os líderes cheguem ao cerne do assunto.
Por exemplo, imagine que a sua empresa esteja implementando uma nova tecnologia de Inteligência Artificial (IA) que promete alavancar as vendas. Pergunte aos gerentes do projeto: “Qual o objetivo?”. Se eles responderem “Aumentar as vendas com a nova tecnologia”, provavelmente confundiram propósito com entrega. A resposta mais assertiva seria: “Para oferecer aos nossos clientes uma experiência de compra personalizada”. E mais uma vez: “Por que queremos que os nossos clientes tenham uma experiência personalizada?” “Porque desejamos nos tornar a primeira opção de compra e a mais confiável para o nosso público”.
Com esta continuidade de questionamentos aprofundados, você perceberá que o propósito não é simplesmente alavancar as vendas, mas conquistar a preferência das pessoas.
Ao decorrer do texto, você percebeu como definir um propósito pode definir o sucesso de um projeto. Por isso, a fim de garantir o bem-estar dos funcionários, é preciso que gestores e líderes estejam atentos às questões emocionais.
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