O transtorno bipolar (também chamado de transtorno afetivo bipolar) é um distúrbio psiquiátrico que atinge em torno de 30 milhões de pessoas do mundo. Assim como outras doenças mentais, não é possível determinar apenas uma causa para a bipolaridade, que pode ser desencadeada pelo ambiente em que a pessoa vive, por uma predisposição genética (as chances são maiores se na família já existirem casos de bipolaridade), traumas ou o uso de álcool e drogas. Confira minha explicação sobre o estado bipolar em mulheres, para o portal Meio Norte:
Dez perguntas para Maria Francisca Mauro (psiquiatra): “Todo cenário de guerra pode provocar uma forte sensação de ameaça, que pode levar a um sofrimento subjetivo”
Ainda que fisicamente longe das zonas de conflito, as pessoas são afetadas pela guerra; estamos tomados por uma sensação interna, muitas vezes, inexplicável, como uma tristeza silenciosa. Os efeitos dessas situações extremas na mente não são visíveis, mas podem desencadear ansiedade, depressão,