Minhas principais especialidades
A formação médica me possibilitou entender os limites entre o normal e o patológico. A psiquiatria me ensina diariamente que o sofrimento apresenta nuances. Não basta saber tecnicamente, quanto aos diagnósticos e tratamentos, se estes não forem direcionados para cada pessoa. Assim, com este valor, conduzo o tratamento de cada um que deposita sua confiança em mim.
Atuo realizando consultas psiquiátricas, psicoterapia de orientação analítica (psicanálise), consultoria técnica (implementação e/ou supervisão) para serviços interdisciplinares nas áreas de obesidade, cirurgia bariátrica e transtornos alimentares. Ministro palestras em congressos nas áreas de nutrição, nutrologia, obesidade, endocrinologia, cirurgia bariátrica, saúde mental, psiquiatria e psicologia. Também realizo palestras em empresas com enfoque na área de comportamento, com projetos desenvolvidos especificamente para este público.
Psicoproctologia
De acordo com a intensidade dos sintomas emocionais e desconforto associado, estes podem se configurar como quadros de depressão, ansiedade ou outro diagnóstico psiquiátrico, que podem para além dos aspectos emocionais envolvidos se expressarem por sintomas físicos. Dentro dos sintomas físicos, os sintomas gastrointestinais como falta/excesso de apetite, náusea, diarreia e constipação podem estar presente dentre os sintomas que a pessoa está emocionalmente sofrendo.
Assim, para poderem melhorar se faz necessário uma avaliação psiquiátrica para diferenciar em aquela pessoa pode estar localizando seu sofrimento emocional no aparelho digestivo. Alguns destes sintomas apenas obtém melhora quando se tem início o tratamento psiquiátrico. Muitos destes pacientes também se beneficiam de mudanças em sua alimentação supervisionadas por uma nutricionista, além de um acompanhamento clínico focado em sua saúde de forma mais integral.
Na perspectiva das doenças intestinais, quando se tem uma alteração anatômica ou funcional determinando mudanças no controle intestinal (incontinência das fezes), assim como perda urinária e disfunção sexual isto impacta significativamente na qualidade de vida daquela pessoa. Determinadas mudanças do hábito intestinal (diarreia, constipação), a perda do controle da defecação, quadros de dor abdominal e a possibilidade de intervenção cirúrgica para o tratamento em alguns pacientes pode propiciar um intenso sofrimento psíquico.
Mediante estes quadros complexos, ocorre a necessidade de uma equipe interdisciplinar, para que se possa direcionar de forma adequada e integrada cada caso. Assim se estabelece a parceria do meu trabalho como psiquiatra e da Clínica de Proctologia Dra. Lucia de Oliveira.