Diante da pandemia todos fomos confrontados de forma mais intensa com o digital e suas possibilidades e mesmo excessos. Do meu lado, me vi com uma enorme vontade de escrever e poder comunicar sobre saúde mental.
Assim, em março de 2020, iniciei meu blog autoral o Diário do Comportamento como uma forma de alívio pandêmico. Ao mesmo tempo fui participando de “lives” e toda sorte de canais de comunicação para informar sobre saúde mental. Era uma forma de compartilhar um pouco do que pude aprender na minha carreira.
Ainda inquieta, queria muito poder falar sobre saúde mental não da forma usual que se estabelecem nos manuais de classificação do diagnóstico psiquiátrico. Minha motivação era abordar as sutilezas que envolvem o adoecimento emocional. Em especial, tentar traduzir o que as pessoas em sofrimento emocional apresentam.
Com o avançar do trabalho e das ideias surgiu o Portal da Mente com a missão de dar corpo e diversidade não de forma restrita aos temas de adoecimento emocional, mas que pudesse dialogar com os impasses de comportamento atuais que podem adoecer o mental, em especial no cenário corporativo.
Dentro do Portal da Mente estão os canais de comunicação que eu e minha equipe criamos e também blogs com editorias específicas. Desenvolvemos a Editoria Feijão com Arroz com conteúdos sobre explicações dos sintomas de adoecimento emocional e explicações mais básicas sobre alguns conceitos na área do comportamento. Enquanto na Editoria de Vanguarda os temas dos artigos são sobre o mercado corporativo e o que possa ajudar para o entendimento de alguns comportamentos atuais que contribuem para “confusões emocionais”.
Ao atender em consultório cada indivíduo, pode se plantar a possibilidade para um despertar subjetivo. Nos meios digitais se amplia o público, ou seja, a quantidade de pessoas que podem ter acesso ao conhecimento. O maior motivador para nossa equipe é poder contribuir para despertares próprios do nosso público, em especial para que os que precisam de tratamento psiquiátrico e terapia, não adiem a sua busca por ajuda. Pensando no auxílio para que as pessoas busquem por tratamento foi desenvolvido um guia prático para que cada indivíduo busque seu tratamento emocional, seja via pública, convênio ou particular. Ali neste roteiro a pessoa pode tentar localizar seu tratamento em qualquer lugar do Brasil.
Aos que não estão com impasses emocionais, o Portal da Mente tem como missão querer instigar você para reflexões de alguns padrões de comportamento que podem contribuir para um adoecimento emocional.
Um alívio é saber que uma pessoa chegou para um tratamento em saúde mental que a resgatou de sofrimentos que estavam adoecidos. Também reconhecer que podemos com um coletivo mais “empático” plantar por aí mais amor. Então, que cada vez mais as pessoas ousem se conhecerem antes de se perderem na multidão. Bem aí nesta fagulha de “desejo” que o nosso projeto quer atuar.